Um sítio arqueológico localizado no planalto central, a nordeste da Cidade do México. O nome da cidade vem da língua nahuatl e pode ser traduzido como: "um lugar onde as pessoas se tornam deuses". Segundo a lenda, foi construído por gigantes que tiveram que viver antes do aparecimento das pessoas e foram destruídos por uma grande catástrofe. O centro foi construído ao longo da Avenida de los Muertos. O beco, com cerca de 40 m de largura e mais de 2 km de comprimento, se estendia da Pirâmide da Lua até a Cidadela. Numerosos templos e a pirâmide do sol foram localizados ao longo dele. Duas pirâmides: a Pirâmide do Sol, com uma base de 225m x 207m e uma altura de 65 m e a Pirâmide da Lua, 150m × 120m x 43m, são os edifícios mais antigos deste complexo.
Nossa Senhora de Guadalupe, ela apareceu ao homem indígena San Juan Diego na colina de Tepeyac. Conforme anunciado, no último dia das aparições de 12 de dezembro de 1531, uma pintura da Mãe de Deus, Guadalupe, foi criada na roupa indiana. Esta é a aparição mariana mais antiga oficialmente reconhecida pela Igreja Católica. Desde 1999, a Virgem de Guadalupe é referenciada como padroeira das Américas. O memorial litúrgico da Santíssima Virgem Maria de Guadalupe é a 12 de dezembro. O nome de Nossa Senhora de Guadalupe provavelmente deriva do termo coatlaxopeuh, que em Nahuatl significa "alguém que tropeça numa cobra".
É o centro administrativo, financeiro e cultural do México. Você pode amar a capital ou odiá-la. Embora seja difícil respirar aqui a uma altitude de 2.240 me comunicação paradoxalmente caótica, a Cidade do México atrai como um íman. A população das cidades gigantes é de 25 milhões, o que faz com se Ihes chamem de Área Metropolitana. O Distrito Federal é uma entidade administrativa separada com um status diferente dos outros 31 estados. Em 1521, Hernán Cortés conquistou o então Tenochtitlán, o que causou um colapso da cultura pré-colombiana.
Xochimilco é uma das atrações mais interessantes da Cidade do México. Os moradores navegam pelos canais em barcos de flores chamados trajineras e vivem entre chinampas cobertas de milho e flores. Este é o lugar favorito do México para celebrar a vida com familiares e amigos. As estacas de 4 metros repelidas do fundo estão equipadas com mesa e bancos. A bordo, você pode desfrutar de uma refeição e relaxar ao ritmo dos mariachis e da marimba. Em 1987, a área de chinampas em Xochimilco foi adicionada à Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, juntamente com o centro histórico do México. Pelo menos duas vezes, havia uma ameaça de que Xochimilco fosse removido da lista da UNESCO devido à destruição da zona de Chinampas e à ameaça a toda a região, causada pela urbanização da capital do México.
É um símbolo da riqueza colonial do México. Esta cidade de prata impressiona com sua arquitetura em uma paisagem montanhosa extraordinária. Viajar de táxi por ruas íngremes e estreitas até o ponto de vista da cidade é uma atração imperdível para quem gosta de adrenalina. Acima da cidade fica a Igreja de San Salpicaduras e San Sebastián, fundada pelo homem mais rico da era José de La Borda em 1758. O dono da lendária mina "devolveu a Deus o que Deus havia lhe dado antes".
Cholula está localizada a 15 quilômetros de Puebla, numa colina de 65 metros fica a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O conquistador Hernán Cortés construiu um templo sobre as ruínas da pirâmide Maia, com um diâmetro de quase 500 m. É considerada a maior construção desse tipo no mundo. Esta é uma expressão do infame triunfo dos conquistadores do Novo Mundo sobre o povo pré-colombiano.
Puebla foi fundada em 1531 pelo arcebispo de Santo Domingo Toribio Benavente como Puebla de los Ángeles, a cidade dos anjos e as igrejas. Segundo a lenda, os anjos desciam do céu para designar a forma da cidade. Em 1832, foi temporariamente a capital da República do México. Em 1847, foi ocupada por tropas americanas. Em 1862, em 5 de maio na batalha da cidade, o exército do general Ignacio Zaragoza derrotou os franceses. É por isso que na maioria das cidades mexicanas há uma batalha de rua a 5 de maio, para homenagear o vencedor. Os mexicanos gostam de se concentrar no positivo, esquecendo a história menos gloriosa, como a cidade que foi ocupada pelos franceses de 1863 a 1867. Em 1987, o centro histórico de Puebla foi adicionado à Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. No centro da cidade, uma catedral dos séculos XVI e XVIII domina com a torre sineira mais alta do México (69 m). A igreja de Santo Domingo, com fachada em ônix cinza-esverdeado com gesso púrpura, com a capela de Rosário (1650-1690), é um importante monumento da arte ornamental barroca. Além disso, Puebla é famosa por seus belos, decorativos e coloridos azulejos Talavera. Dizia-se que o próprio Moctezuma comeu em pratos de Puebla. A receita de um prato nacional no México, um frango em molho de chocolate, vem de Puebla.
O lendário complexo de férias no estado de Guerrero, ao sul da Cidade do México, é uma pérola do Pacífico. O nome Acapulco vem do Nahuatl Aca-pōl-co e significa "onde os juncos foram destruídos". O nome "de Juárez" foi adicionado ao nome oficial em 1885 para comemorar Benito Juárez, ex-presidente do México (1806-1872). Na década de 1950, Acapulco se tornou um ponto quente para milionários e estrelas de Hollywood como Elizabeth Taylor, Frank Sinatra, Eddie Fisher e Brigitte Bardot. O filme de Hollywood de 1963 "Fun in Acapulco", estrelado por Elvis Presley, acontece em Acapulco. Embora, as imagens do filme tenham ocorrido nos Estados Unidos. Outra atração enigmática em Acapulco são os saltadores que, das rochas de La Quebrada, lançam mergulhos perigosos na água a uma altura de quarenta metros. A tradição começou na década de 1930, quando os jovens competiam casualmente entre si para ver quem podia saltar do ponto mais alto para o mar.
Monte Albán é um antigo centro cultural da Mesoamérica, localizado no planalto mexicano de Oaxaca, México. A criação do centro está relacionada à arte olmeca. Os templos mais antigos vêm deste período. Os plintos são decorados com hieróglifos e baixos-relevos representando "dançarinos". Estas são as imagens de pessoas em poses incomuns, de olhos fechados. Segundo os arqueólogos, eles representam imagens de danças rituais ou oferendas aos deuses. Com a chegada dos zapotecas nessas áreas, começa outro período no desenvolvimento de Monte Albán.
Oaxaca é habitada por mais de 3 milhões de pessoas, principalmente descendentes de zapotecas e índios mixtecas. A capital desse estado é a cidade com o mesmo nome. A Catedral da Ascensão de 1535, os principais correios e o antigo palácio do governo também são impressionantes. A cidade velha, juntamente com Monte Albán, está na Lista do Patrimônio Mundial Cultural e Natural da UNESCO. Oaxaca delicia-se com o artesanato local e uma riqueza de sabores. Alguns desses sabores são queijo, tamales de milho, molhos de chocolate e gafanhotos. O ouro de Oaxaca se chama Mezcal, também conhecido como álcool ilegal,e é levado à pressa a todasas respeitadas fazendas.
A cidade foi fundada por volta de 500 por Zapoteków, perto de Monte Albán, no planalto de Oaxaca. O maior desenvolvimento desta cidade remonta ao tempo em que a cidade de Monte Albán estava deserta, por volta de 700 a 900. Os restos da arte mesoamericana são as ruínas do palácio construído pelos zapotecas. O palácio está decorado com ornamentos geométricos de vários tipos. Meandro, diamantes, ziguezagues e tranças são alguns desses tipos. Os prédios foram colocados em plataformas baixas localizadas em torno de três metros quadrados interconectados. No século X, a queda de Mitla começou. No final do século XV, Mitla foi capturada pelos astecas. Durante o período colonial, uma igreja foi construída numa das plataformas. Em 2010, as ruínas de Mitla foram adicionadas à Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Um istmo localizado no sul do México entre a Baía Campeche (parte do Golfo do México) no norte e a Baía Tehuantepec (parte do Oceano Pacífico) no sul. O nome vem da cidade de Santo Domingo Tehuantepec Oaxaca é derivado de Nahuatl, que significa cuani-tepec, ou "colina da onça". Através da pintora Frida Kahlo, o mundo inteiro pôde ver os vestidos tradicionais de Tehuana.
Nesta cidade, vale a pena ser convidado pelos índios tzotzil para suas casas. Você terá o prazer de ver panquecas de milho e a arte de tecer.
Canyon Sumidero é localizado a aproximadamente 40 km da capital do estado mexicano de Chiapas, no rio Grijalva, as suas paredes atingem até 1.200 m de altura. A entrada sul do canyon começa perto da cidade de Chiapa de Corzo. O norte termina com uma barragem e um tanque de retenção para a usina hidrelétrica Manuel Moreno Torres, também conhecida como Chicoasén. O rio Grijalva flui ainda mais através do estado de Tabasco e deságua no Golfo do México. O desfiladeiro é o resultado de uma falha tectônica originada no Pleistoceno, à cerca de 30 milhões de anos. É uma das atrações turísticas mais importantes do estado de Chiapas. A área do canyon é protegida e é conhecida como Parque Nacional Sumidero Canyon desde 1980.
Uma cidade indiana incomum, onde o sincretismo religioso é visível a cada passo. A experiência mais valiosa é uma visita à igreja local de San Juan Bautista, onde os índios tzotzil rezam com entusiasmo enquanto fazem presentes. O cheiro de velas acesas e incenso, bem como a visão das agulhas espalhadas no chão e as flores frescas dentro da igreja serão lembradas para sempre. É proibido tirar fotos no meio da igreja.
San Cristobal de las Casas é a capital cultural do estado de Chiapas, inscrita na Lista do Patrimônio Mundial Cultural e Natural da UNESCO. Esta é uma das cidades mais bonitas do México. Os turistas ficam encantados com as suas ruas estreitas e a calçada, onde os edifícios coloniais se erguem. O primeiro bispo foi do século XVI. O famoso apóstolo carismático indiano, Bartolomé de las Casas, autor de "A relação do extermínio dos índios". A Catedral de San Cristóbal está localizada no coração da cidade, onde os moradores costumam-se reunir.
A zona arqueológica mais famosa do estado de Chiapas. Escondida como uma pérola numa floresta tropical, Palenque é possivelmente uma das mais belas cidades Maias do mundo. A maioria dos edifícios famosos foi criada durante o reinado de Pakala, o Grande. Um dos mais importantes é o Templo das Inscrições, no qual Alberto Ruz Lhuillier, em 1952, fez uma descoberta sensacional do túmulo de Pakala la Grande com máscaras e ornamentos de jade.
Yaxchilán é uma cidade Maia misteriosa e antiga, localizada às margens do rio Usumacinta, em Chiapas, México. No final do período clássico, Yaxchilán era um dos estados mais poderosos, competindo apenas com Piedras Negras. Dominou lugares mais pequenos como Bonampak, e mesmo por algum tempo Tikal na Guatemala atual, também era um rival de Palenque, com quem Yaxchilan lutou em 654. Este lugar é especialmente conhecido pelos lintéis de pedra entalhada bem preservados, colocados acima dos portões dos edifícios principais. Esses lintéis, juntamente com as estelas erguidas em frente aos prédios principais, contêm textos hieroglíficos que descrevem a história dinástica da cidade.
Campeche é uma pitoresca cidade tropical. Entre as ruas, a Calle 12 se destaca pelos edifícios históricos, além de agradáveis pubs e bares. É melhor visitá-los a pé, a partir do portão do mar até a Puerta de Tierra. A cidade possui tradições piratas. Vale a pena visitar os fortese de San José e San Miguel e o Museu Arqueológico.
Uxmal é uma antiga cidade Maia que se situa nas colinas. Foi "Construída três vezes" dos séculos VI ao X, a cidade impressiona pela sua riqueza arquitetônica (Puuc e Chenes). Uxmal é considerada a maior e mais bonita da região norte de Campeche. A Pirâmide, o Quadrilátero, Mniszek e o Palácio do Governador são exemplos da riqueza do barroco Maia.
Celestún está localizado na reserva biosferica Ría Celestún. Fazer um Safari aquático de barco é uma obrigação. Entre túneis de mangue e fontes de água cristalina, você pode encontrar habitats de crocodilos e flamingos carmim. A norte de Celestún, existem quilômetros de praias virgens famosas pelas suas conchas.
Merida e capital de Yucatán é uma jóia de arquitetura colonial. Residências históricas foram formadas nos séculos XIX e XX, uma era conhecida como o boom do sisal. Algumas dessas residências históricas consistem em palácios, universidades e hotéis. Em frente à catedral, poderá passear pela tradicional avenida Montejo, inspirada nas artérias de Paris. Vale a pena visitar o Palácio do Cantão com o Museu de Antropologia e História de Yucatán. A cidade possui mais de um milhão de habitantes, tornando-a a maior do estado de Yucatán.
Chichen Itza é uma cidade antiga Maia que pertence à lista das Sete Novas Maravilhas do Mundo. Esta cidade está na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1988. A misteriosa pirâmide do cuco - Serpente Emplumada é um calendário arquitetônico que domina a cidade. A sua pirâmide de 30 metros é o edifício mais famoso da Mesoamérica. Outros pontos de interesse que vale a pena visitar são: o enorme Parque Pelota, o Altar do Crânio, a Plataforma dos Jaguares, o Templo dos Guerreiros, o Palácio das Mil Colunas, o Cenote Sagrado e o Observatório Astronômico.
Dentro de 60.000 hectares, o Rio Lagartos é formado por florestas, dunas, manguezais, deltas e 60 km de praias. Por iniciativa das autoridades mexicanas em 1979, foi criada a Reserva da Biosfera Río Lagartos. A reserva também inclui aldeias pescatórias: Rio Lagartos, San Felipe, Las Colorados e El Cuyo. São mais de 380 espécies de aves, 59 espécies de mamíferos, 80 espécies de répteis, 99 espécies de peixes e 16 espécies de anfíbios, tornando o Rio Lagartos um lugar de incrível biodiversidade.
A ilha Holbox é separada do continente pela lagoa, que abriga várias espécies de aves, incluindo pelicanos e flamingos. A população da ilha é de apenas 2.000 pessoas. A ilha em si é pequena, com 12 quilômetros de comprimento e apenas 1,5 km de largura. A economia é baseada principalmente na pesca. Os turistas que visitam a Ilha Holbox vêm principalmente para observar tubarões-baleia que podem ser encontrados no mar do Caribe, de maio a meados de setembro. Praticamente não há carros aqui e a principal forma de transporte para os moradores são carrinhos de golfe e ciclomotores.
Cancun é um complexo de férias animado . É famoso pelas suas belas praias, inúmeros centros turísticos e discotecas. É composto por duas áreas distintas: o centro da cidade, zona tradicional e a zona hoteleira, o longo passeio costeiro de hoteis com o Kukułkanska Boulevard. O nome da cidade provavelmente provêm de "Kaan Kuum", que em Maia significa "Snake plug". População br. é 831.505.
A ilha deve o nome às figuras de barro que o espanhol Fernando Hernández de Córdoba viu quando chegou à ilha em 1517, vindo de Cuba. O comprimento da ilha é de 8 km e de largura varia entre 200 m a aproximadamente 1 km. Encontra-se a 20 minutos de ferry a leste de Cancun. No seu território estava o importante santuário da deusa Ixchel, deusa da fertilidade e padroeira das mulheres. Wyspa Kobiet possuí excelentes praias de areia branca, a mais bonita das quais é a Playa Norte.
Puerto Morelos recebeu o nome em homenagem a José María Morelos, um dos líderes do movimento ligado à independência em 1811. É uma pequena vila de pescadores a meio caminho de Cancún à Playa del Carmen. A cidade é separada por uma floresta de mangue de crocodilo da estrada principal. Um farol, inclinado pelo furacão Beulah em 1967, permanece como um símbolo da cidade. Puerto Morelos possui um dos fragmentos mais bem preservados de belos recifes de coral e praias de areia branca, tornando-o um excelente lugar para mergulhar. População br. é 11.000
Cozumel na língua Maia, significa a ilha das andorinhas. Localizado a cerca de 20 quilômetros a leste das costas da Península de Yucatán, Cozumel é uma ilha mexicana no mar Caríbe. Administrativamente, é um dos dez municípios do estado mexicano de Quintana Roo. Cozumel é um popular centro turístico entre os amantes de mergulho. A cidade principal da ilha é San Miguel de Cozumel. Em 2016, foi criada uma reserva da biosfera. A ilha tem 48 km de comprimento e 16 km de largura. A grande maioria dos residentes permanentes vive em San Miguel. O resto da ilha é uma planície plana com vegetação densa. A ilha é habitada por 95.758 pessoas.
Praia do Carmen é o segundo local de férias mais conhecido depois de Cancun. A cidade está a crescer num ritmo vertiginoso. Antes de ser chamada de Playa del Carmen, era conhecida como Xaman Há, que significa "Água do Norte". Foi um dos primeiros sitios a estabelecer dos conquistadores espanhóis no início do século XVI. A cidade recebeu o nome de Playa del Carmen após a sua conquista devido à fundação da capela de Virgen del Carmen após a conquista. A principal atração turística da cidade é a Quinta Avenida. Ao longo da avenida, existem boutiques conhecidas e os melhores restaurantes. A cidade está na própria praia. Os residentes famosos são: Barry Shulman Campeão Mundial de Poker, artista David Guetta e designer de moda Tory Burch. População br. é 232 499
O nome original da cidade era Zama, o que significa Dawn. Os raios do sol da manhã iluminam um dos mais belos sítios arqueológicos do México, localizado nas falésias. Tulum oferece vistas espetaculares do mar e das praias turquesas do Caribe. A cidade funcionava e ficou encantada com o poder, desempenhando funções portuárias e cerimoniais até o século XVIII, época dos conquistadores. Hoje, Tulum é dividida em uma pequena cidade (Pueblo Tulum), uma zona arqueológica e uma zona hoteleira. Encantará as pessoas que amam a natureza e a paz. População br. é 27.274
Uma cidade antiga escondida numa floresta tropical, Cobá na língua Maia significa água movida pelo vento. Os edifícios mais importantes incluem: a Igreja, o Templo, a área recreativa de Pelota, o Observatório e a Grande Pirâmide. A Grande Pirâmide tem 42 m de altura, a mais alta da península de Yucatán que pode ser escalada. Cobá ocupa uma área de mais de 70 km². Foi a maior e a mais antiga cidade do estado na região de 100 aC a 1000 dC e nunca foi conquistada pelos conquistadores. A cidade é cercada por lagoas, cenotes e lagoas onde vivem os crocodilos. Na densa floresta tropical, é usual encontrar macacos.
Chetumal é a capital do estado de Quintana Roo, prevalece a atmosfera desta cidade portuária fronteiriça. À cidade do sul em Subteniente López, há uma passagem de fronteira para Belize e depois para a Guatemala. No lugar de "árvores vermelhas", como o nome da cidade se traduz, há muitos lugares que merecem ser visitados. Entre os melhores está o Museu da Cultura Maia, que consiste em esculturas autênticas e exibições de exposições em oito salas. Os artefatos estão entre os mais bem equipados nessa região. População br. é 190 409
Valladolid é uma das 111 cidades classificadas como Cidade Mágica, o que significa em espanhol. Pueblo Mágico é o título oficial concedido ao governo mexicano para destinos turísticos atraentes. A pérola colonial seduz com o coração da cidade: o pedestal. Passeios pela tarde entre casas em tons pastel e bancos românticos vão despertar a sua imaginação. Uma atração adicional é o fato de Valladolid foi usada em plano de gravação por mais de uma novela mexicana. População br. é 55.579
A principal atração das cavernas Hidalgo são as fontes termais. Estas são duas cavernas na extremidade fechada do canyon, das quais um pequeno rio vulcânico flui, fluindo através do fundo do canyon. Uma pequena caverna de 15 metros de profundidade está localizada acima da gruta, onde aqueles que se aventuram no interior sentirão a água quente. Em Nahuatl, Tonaltonko significa "Uma casa onde você se sente quente". No seu livro "O que o vento nos deixou: parte da terra de Hidalgo", o jornalista Enrique Rivas Paniagua dá à etimologia de Tolantongo uma imagem muito profunda: "... cidades vizinhas chamam de Tolantongo (origem de Tolantongo). .. mas em 1975, quando este Éden foi descoberto e promovido pela revista "Desconocido de México", o nome foi escrito incorretamente e, por isso, foi oficialmente chamado de Tolantongo.